O ato de registrar e eternizar o que se jamais poderá ser visto novamente, os momentos, fases entre outros, uma nova perspectiva de se ver, novos conceitos novas tendências, a necessidade em conjunto com a criatividade e a industrialização originaram a fotografia.
Com a fotografia nasceu também uma nova maneira de perceber o mundo de um ponto de vista estético, com seus inusitados ângulos de visão, closes e desfoques. As características inerentes á fotografia – rapidez, exatidão e imensa capacidade de produção da imagem inicial, aliadas á força da industrialização a ela incorporada – transformaram-na numa explosão inimaginável de produção imagética jamais vista ou pensada. (SOUZA; CUSTÓDIO. 2005: 237p)
A fotografia meio de registro e comunicação, demonstra a décadas a sua conquista em evolução, nos seus patamares comunicacionais existem vários segmentos, houve tempos em que a comunicação junto com a fotografia originou-se a fotografia de moda com embasamentos em conceitos, tendências e categorias. A fotografia de moda consiste em tornar o real uma fantasia algo que o torna desejável, com glamour, desejo e ousadia, usa o corpo como suporte para a comunicação, ela baseia-se em produtos com uma visão corporativa e mercadológica do vestuário.
A fotografia de moda é catálogo em miniatura da cultura e da sociedade, um revelador das aspirações, dos gostos e das proibições de um determinado período, não tratando somente do estilo fotográfico, mais de influências artísticas, de aspectos comerciais, sociais e culturais da moda. (CARNEIRO. 2000:75p)
Existem quatro tipos de fotografia de moda, existe a fotografia de passarela, a de bakstage, a de catálogo de moda e a de editorial de moda. Dentre os segmentos existem diferenças técnicas e conceitos diferenciados de se comunicar de forma clara e eficiente, a moda exige planejamento e produção especifica para se alcançar os resultados desejados e exigidos dentro de uma campanha.
A moda é tendência é a comunicação, são detalhes, olhares e conceitos que ha constituem, e trazer o vestuário como elemento de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário